quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Onde a criatividade é recompensada

O kickstarter (www.kickstarter.com) é um site que pretende reunir boas ideias empreendedoras com pessoas que buscam boas ideias nas quais investir. Lançado em abril de 2009, a plataforma de crowd funding - financiamento coletivo - tem foco no trabalho de artistas, cineastas, músicos, designers, escritores, ilustradores, dentre muitos outros. Afinal, projetos culturais geralmente são os que possuem mais dificuldade para conseguir financiamentos.

Qualquer pessoa pode divulgar seu projeto e estipular um orçamento necessário para concretizá-lo. Cada proposta possui um prazo diferente para conseguir arrecadar todo o dinheiro necessário. Caso o valor total das doações não alcance a meta determinada inicialmente, nenhum dólar é repassado para o autor do projeto. Para conseguir se manter, o kickstarter fica com 5% do dinheiro arrecadado, como uma espécie de comissão.

Além de atrair a “solidariedade financeira” das pessoas com suas ideias, os criadores dos projetos também podem atrair contribuições oferendo pequenas recompensas como uma cópia autografada do cd, no caso de um músico. As recompensas podem variar de acordo com o valor da doação e jamais pode se oferecer retorno financeiro para o investimento.

O projeto que recebeu maior quantidade de backers - termo utilizado para designar aqueles doam dinheiro - e que ultrapassou pela primeira vez o total de 500 mil dólares foi do designer americano Scott Wilson. Se trata de uma pulseira de relógio na qual pode ser acoplado um Ipod Nano. A ideia é transformar o gadget em um relógio touchscreen multifuncional. No total, 9.810 contribuíram com um dólar ou mais, que resultou em US$ 687 mil arrecadados, 4.484% a mais sobre o orçamento inicial.

Atualmente, o site atua em território americano, mas a ideia é expandir os negócios para outras partes do mundoo. Todos os pagamentos são feitos através do site Amazon Payments.

Um comentário:

  1. Olá Anna Carolina,

    Eu e mais dois sócios estamos hoje tocando o blog ( www.crowdfundingbr.com.br )sobre o tema.
    E a gente fica sempre empolgado quando vê mais gente falando sobre crowdfunding aqui no Brasil.

    A gente vai lançar nossa plataforma à lá Kickstarter ainda esse ano =D

    Se quiser trocar alguma ideia, é só me mandar email (diegoborin13@gmail.com).

    Ah, se tiver alguma ideia de projeto pipocando na cabeça, manda pra gente também.

    ResponderExcluir