quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Riso contra mesmice

A internet não ameaça os velhos modelos midiáticos apenas por possibilitar que uma nova série de interlocutores se expresse. Mais do que isso, esses interlocutores fazem uso das novas esferas para, justamente... ridicularizar as antigas formas de comunicação.

Desde simples sátiras criadas por quem discorda de exageros numa campanha política até manifestações bem mais complexas, a rede é pródiga em demonstrar como os meios de comunicação habitualmente seguem fórmulas mecânicas e vazias.

O site americano The Onion é um dos melhores exemplos de sátiras aos modelos tradicionais do jornalismo. Repleto de notícias falsas e absurdas, impressiona pela pelo formato idêntico aos da mídia tradicional e pela verossimilhança. Já noticiou-se por lá que a China pretende assumir o lugar dos EUA como maior idiota do mundo até 2020, por exemplo, ou então que uma nova lei vai proibir o casamento entre pessoas que não se amam. Ao rirem da mídia, acabam por rir também das fraturas da sociedade.

Criado como um jornal universitário em 1988, o grupo cresceu em tamanho e popularidade até o ponto de postar vídeos na internet em 2007. Muito bem produzidos, os vídeos satirizam modelos tradicionais da televisão. Há desde programas de esportes até de debates. Todo o arquivo pode ser conferido no site do programa e também no youtube, e alguns dos vídeos contam com legendas em inglês.




Nenhum comentário:

Postar um comentário