Este mês o YouTube chegou ao seu quinto aniversário e comemora a marca de dois bilhões de visualizações diárias e de 24 horas de vídeos enviados por minuto. Em seu pouco tempo de existência ele deixou de ser um mero repositório de vídeos para se transformar no futuro da televisão, onde os usuários tomaram o slogan do site ao pé da letra e passaram a "se transmitir" para o mundo.
O YouTube é hoje, talvez, a maior comunidade colaborativa e de produção de conhecimento do mundo. Os usuários não diferem muito das grandes corporações de mídia no que diz respeito ao alcance dos vídeos e a capacidade de produção. Qualquer um pode criar seu canal, transmitir e ter a visibilidade que o videoclipe da cantora pop do momento também terá. O que também atrai os usuários a postarem seus vídeos (nem sempre) amadores é a grande capacidade de viralizar conteúdo que o YouTube possui. Diversos vídeos já se tornaram fenômenos em toda a internet e o caminho contrário também acontece: algum fato peculiar pode se tranformar em um vídeo-paródia e se tornar sucesso.
O que o futuro possivelmente reserva para o YouTube é a sua evolução em largos passos na direção da tão sonhada televisão interativa. Quem sabe o próximo vídeo comemorativo do YouTube não seja transmitido em seu próprio canal na tv?
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário