quarta-feira, 12 de maio de 2010

Acessibilidade Digital

Por Nicolly Ribeiro e Rodrigo Vaz

O uso da internet é cada vez mais importante como recurso para educação, governo, entretenimento, comunicação e comércio. É vital, portanto, trabalhar pelo acesso à web por todos. O público que acessa conteúdo na internet não é homogêneo. Só no Brasil, cerca de 14,5% da população é portadora de deficiência, ou seja, precisa de formas "não-convencionais" para ter acesso aos sites da internet.

A acessibilidade digital se dá através de adaptações de software ou de hardware. A idéia das tecnologias assistivas é criar ou tornar as ferramentas e páginas web acessíveis a um maior número de usuários. O público não se restringe apenas a portadores de deficiência, mas abrange também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de dispositivo móvel, entre outros.

Este tipo de atitude traz também vantagens para as empresas, que ampliam seu público alvo, podendo alcançar até mesmo deficientes visuais. Além disso, ajuda a conseguir um bom posicionamento em sites como o Google, pois as descrições de imagens incluídas nos sites adaptados tornam seu conteúdo mais coerente e mais interessante para os robôs buscadores, o que melhora sua classificação.

As diretrizes para tornar um site acessível podem ser encontradas no site da W3C (World Wide Web Consortium), por exemplo, organização que visa colocar os benefícios da web à disposição de todas as pessoas, independente de seu hardware, software, infra-estrutura de rede, idioma, cultura, localização geográfica e habilidades física ou mental. Algumas boas formas de se fazer isso são:

- Usar o atributo alt para descrever a função de cada elemento visual.
- Incluir legendas e transcrições para o audio, e descrições para o vídeo.
- Utilizar texto que faça sentido fora do contexto. Evite a frase "clique aqui".
- Usar cabeçalhos, listas e uma estrutura consistente. Use CSS para layout e estilo sempre que possível.
- Tornar compreensível a leitura linha a linha. Resumir.

Ou seja, algumas decisoes simples durante o desenvolvimento dos sites podem fazer toda a diferença na hora de permitir o acesso por cada vez mais pessoas.

"O poder da web está em sua universalidade. Ser acessada por todos, independente de deficiência, é um aspecto essencial." Tim Berners-Lee, diretor do W3C e inventor da World Wide Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário