O Pontão de Cultura Digital da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Pontão da ECO/UFRJ) promoveu entre os dias 28 e 29 de abril o debate sobre propriedade intelectual.
Com a mediação da Professora Ivana Bentes (@ivanabentes), diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, o primeiro dia contou com a presença do sociólogo e membro da comunidade do software livre, Sérgio Amadeu (@samadeu) que colocou em pauta no auditório do CFCH o cenário da crise da propriedade intelectual e a filosofia do software livre. Temas que encontram base na obra de Henry Jenkins, "Cultura da Convergência" e que estimulam o conhecimento coletivo pregado por Pierre Lévy.
Sérgio enfatiza na importância dos softwares livres para o gradativo aprimoramento de programas e coloca em xeque empresas que ainda conservam o copyright e cobram altas cifras para seu uso. O conhecimento livre é a porta para uma nova experiência na rede, que por meio dos códigos-abertos geram uma gama imensa de atualizações de programas, por exemplo o Mozilla Firefox.
Para entendimento amplo do debate, nada mais justo do que disponibilizar na íntegra o conteúdo da palestra do 1º dia do Copyfight.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Copyfight e Propriedade Intelectual
Marcadores:
Copyfight,
copyright,
Henry Jenkins,
Propriedade Intelectual,
Vinícius Cunha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário