sexta-feira, 7 de maio de 2010

Newsweek a venda

JORNALISMO NAS AMERICAS
Blog de Notícias



--------------------------------------------------------------------------------

Com Newsweek à venda, uma era se desfaz


Durante várias décadas, as revistas Time e Newsweek lutaram para definir a agenda americana de notícias. Mas com o anúncio, esta semana, de que a Washington Post Co. pretende vender a Newsweek, a era das revistas semanais parece estar chegando ao fim, analisa o New York Times. (Leia a matéria em português)

Publicada há 77 anos, a semanal vem enfrentando graves problemas financeiros: teve prejuízos de US$ 28,1 milhões em 2009, com a diminuição da publicidade e da receita com assinantes, diz o NYT. A circulação, de 3,14 milhões no começo do ano 2000, caiu para 1,97 milhão no fim de 2009. Em 2009, a Newsweek cortou funcionários e tentou se salvar publicando mais artigos de opinião e análise.

A imprensa americana apontou que as revistas semanais estão perdendo lugar num ambiente em que os assuntos são fragmentados e a internet torna as notícias ultrapassadas. "Estamos todos numa crise existencial", disse o editor da Newsweek, Jon Meacham. Mas ele disse acreditar que as semanais ainda têm um papel importante a cumprir: “Numa era em que existem tão poucos denominadores comuns em nossa cultura (...), não existem muitos outros lugares onde você tenha a oportunidade de ter uma conversa comum.” A Newsweek colocou em seu site a entrevista em que Meacham comenta a situação da revista.



Outras notícias relacionadas:
» Revista Discover também está à venda (Folio )
» As tentativas e as finanças da Newsweek (The Atlantic)
» Newsweek à venda: revistas nas bacias das almas (Observatório da Imprensa)

Publicado por Maira Magro at 05/07/2010 - 12:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário