segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cinema: uma forma de aprendizagem

Na XXXI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, Gisele Pascale de Camargo Leite, aluna do 4º período de Pedagogia apresentou o seu trabalho sobre o uso do cinema na educação das escolas, com o título: " Artistas, colecionadores e mágicos para ensinar cinema às crianças e adolescentes."

Gisele Pascale está junto com um grupo de pesquisa pedagógica sobre como o cinema pode proporcionar um ato de criação e ser uma forma de aprendizagem. O estudo tem como objetivo ampliar o repertório dos professores e alunos além de introduzir história e elementos de linguagem cinematográfica. O papel do filme nesse caso é provocar uma motivação nos alunos para aprenderem como um ato criativo, além de trabalhar com a imaginação e expressão dos alunos, o que não são trabalhados normalmente na sala de aula. Pascale enfatiza que devemos pensar o filme como um gesto de criação, pois, assim poderemos fazer os alunos compreenderem o processo de criação que os cineastas passaram, ajudando-os nos trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula.

Os alunos trabalham com enquandramentos de cena feitos com cartolina, e a imagem que aparece na abertura do papel vai ser trabalhada e ela terá uma história a ser criada pelo aluno. O material didático inclue fotos artísticas, trechos de filmes, poesias, jogos, exercícios práticos, apostilas, livros
e blog para fazer a turma interagir e colocar os vídeos criados em sala. Os recursos mecânicos também são variados: marcos para enquadramento, câmeras filmadoras e fotográficas, recursos de som e iluminação.

O estudo foi posto em prática este ano, na escola CAP UFRJ tendo resultados positivos, não só por parte dos professores, mas também dos alunos que se envolveram bastante no projeto e se sentiram motivados a fazerem seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário