terça-feira, 27 de outubro de 2009

Boom asiático na internet

Com crescimento da Ásia, número de usuários da rede irá dobrar para mais de 2 bilhões em 2013

Em dezembro de 2008, a internet alcançou a expressiva marca de 1 bilhão de usuários online em todo planeta. Mas, até 2013, segundo a Forrester Research, as expectativas são de que esse número dobre e que pelo menos 2,2 bilhões da população mundial esteja conectada à rede virtual. De acordo com dados fornecidos pela empresa de pesquisas, quem mais tem a colaborar para esse crescimento na internet é o mercado asiático, que em quatro anos passará a representar 43% dos internautas.

Para se ter uma ideia, apenas a China será responsável por 17% desse grupo de pessoas online, algo em torno dos 340 milhões de conectados. No total, haverá um aumento de 41% dos usuários no continente asiático e na região do Pacífico, que em 2008 possuiam 560,2 milhões de internautas e em 2013 terão cerca de 937,7 milhões. Outro fator importante, que ressalta a força da Ásia na interação digital, é o percentual que afirma que, proporcionalmente, a Coréia do Sul é o país com mais casas conectadas à internet: 85% dos lares possuem acesso direto à rede.

A explicação para isso é o fato de que mercados aonde já havia uma disseminação maior da internet, como os EUA e a Europa Ocidental, estão saturados. Enquanto na América do Norte o crescimento da população da internet será menor que 3%, o percentual de internautas europeus irá ter uma diminuição de 26% para 22%, por exemplo. Em contrapartida, espera-se ainda que haja um crescimento de conexões à internet, entre 11% e 13%, em países africanos e do Oriente Médio, que atualmente representam apenas 4,8% da população mundial online.

Com incentivos à popularização digital, números brasileiros também impressionam

No Brasil, o crescimento das lan houses e as facilidades oferecidas na compra dos computadores vêm ajudando para a popularização da internet. Os estabelecimentos que oferecem acesso à rede baratearam seu serviço, ao mesmo passo em que o aumento do número de parcelas também contribuiu para que famílias das classes sócio-econômicas C e D comprassem seu primeiro computador. Integrantes da classe B aproveitaram também e adquiriram notebooks, ou até mesmo um segundo computador para a residência.

As informações são da Consultoria IDC que, mesmo com a retração econômica por causa da crise internacional, espera vender em 2010 mais de 12 milhões de computadores no Brasil. Com 21 PCs sendo comprados por minuto pelos consumidores nacionais, a projeção é que o país ultrapasse o Reino Unido e empate com o Japão como maior vendedor mundial de computadores, ficando atrás apenas dos gigantes EUA e China.

Em média, o número de brasileiros na rede virtual cresce 20% ao ano, consequência do maior interesse em sites de relacionamentos, procura por informações, checagem de emails e compras online. Em 2006, mais de 52% dos municípios do Brasil já desenvolviam alguma política de inclusão digital e mais de 40% ofereciam máquinas de uso público, o que explica o aumento da média mensal de navegação do brasileiro na internet, nos últimos dois anos. São aproximadamente 22 horas de uso por cada internauta, marca bem maior que os números dos norte-americanos e japoneses, que ficam conectados à internet, respectivamente, cerca de 19 horas e 18 horas e meia.

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