sexta-feira, 27 de novembro de 2009

"Consegui emprego pelo Orkut!"

Que as redes sociais servem para fazer amizades, todos já estão cansados de saber. Poucos, no entanto, se atentam para a importância que essas redes podem ter para o sucesso também na vida profissional. Dá para notar isso pelo baixo número de membros nas comunidades destinadas a troca de informações sobre novos empregos e anúncio de vagas no site Orkut, o mais popular site de relacionamentos do país.

Eu estava querendo mudar o local de trabalho e via Orkut fui convidada para outro lugar, sou médica e nunca esperava conseguir emprego pelo Orkut”, conta Raquel Lessa, formada em medicina pela UFPE. Assim, como ela, outras pessoas contam como conseguiram arranjar emprego através de redes de relacionamentos. É também o caso de Silmara Pinto, que dá a dica: “Coloquei ‘estampadão’ no meu profile que precisava de emprego. E não é q ele veio?!”.

O caso da mineira Gleice Mageste é ainda mais radical. “Trabalho como Cadista. Todos os empregos que eu tive, consegui pelo orkut. Três vezes. Entro em muitas comunidades relacionadas ao que eu trabalho e deixo lá mensagens falando que estou interessada em arrumar emprego”.

Também existem empresas que usam os sites de relacionamentos para recrutar novos funcionários ou auxiliar pessoas a encontrar novos empregos. É o caso da “Emprego Aqui RH” que possui uma conta no Facebook e oferece seus serviços para o Rio de Janeiro. A empresa define-se como uma inovadora agência de encaminhamento para o mercado de trabalho, pois permite ao candidato escolher planos condizentes com o seu perfil.

Alguns empregadores sugerem a participação de pessoas nas comunidades do Orkut como um fator importante para o destaque de um possível novo talento. “Esteja sempre postando na comunidade. Se surgirem comentários interessantes nós estaremos observando e dá até para arranjar novos redatores graças ao Orkut”, confessou Ricardo Farah, editor da revista EGW, sobre jogos e cultura de massa.

Assim como podem ajudar na hora de achar um novo emprego, as redes sociais também podem atrapalhar a vida de candidatos a vagas de trabalho. Algumas empresas de RH incorporaram a pesquisa online a seus processos seletivos. Desse modo, as comunidades que a pessoa participa podem ser decisivas na hora de arranjar um novo emprego. A “Eu já fui para o trabalho bêbado”, por exemplo, “Pode até ser uma brincadeira”, diz Eline Kullock, presidente da empresa de recrutamento paulista Grupo Foco. “Mas vira um sinal de alerta para nós”. Fica então a dica: o Orkut ajuda na corrida por emprego. Mas tem que ser usado com sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário