Já imaginou ser astronauta? Desde 2005, a Virgin Galactic vem desenvolvendo um projeto que promete transformá-la na primeira companhia de turismo espacial do mundo. As naves “WhiteKnightTwo” e a “SpaceShipTwo” estão sendo construídas para possibilitar a experiência única de visitar o universo. Os primeiros passeios terão duração de cerca de duas horas e meia e vão custar 200 mil dólares. Reservas já podem ser feitas pelo site desde 2005 mesmo que ainda não haja prazo para a estreia galáctica.
A Virgin Galactic teve seu início com o “SpaceShipOne”. Em 2004, Burt Rutan projetista da nave, levou o prêmio do Ansari X Prize por ser sido o primeiro a possibilitar a navegação espacial com tripulação desenvolvida pelo setor privado. Apaixonado pelo resultado, Richard Branson, bilionário dono do Virgin Group, fechou uma parceira com Rutan comprando os direitos sobre o projeto e fundou a empresa de turismo. A partir do “SpaceShipTwo”, foram concebidas as duas naves que transportarão 6 passageiros e dois pilotos por viagem.
A primeira leva será feita por 100 pessoas, os chamados “Fundadores”. Como não há mais vagas, as próximas reservas serão feitas sob o título de “Pioneiros”, que devem visitar a órbita no primeiro ano de funcionamento da Virgin Galatic. Esses pagaram entre 100 000 e 175 000 dólares e estarão no grupo dos primeiros 1000 astronautas amadores. Por fim, quem quiser ir logo após os Pioneiros deve depositar 20.000 dólares pelo site da empresa.
O primeiro passo será dado de Mojave Spaceport, deserto da Califórnia, com um voo de 15 mil metros. Até essa altura, a “SpaceShipTwo” estará sendo levada pela mãe “WhiteKnightTwo”. Esse período será para adaptação, conhecimento da equipe e dos pilotos responsáveis e de apreciação do Oceano Pacífico. Depois, quando a nave espacial for solta, apenas alguns segundos serão necessários para levá-lo rumo ao destino final. Os tripulantes serão levados por uma incrível velocidade de 4 mil quilômetros por hora, 3 vezes a velocidade do som.
Ao chegar-se no espaço os motores serão desligados e finalmente os presentes terão a possibilidade de experimentar a sensação da gravidade zero e do silêncio completo. Depois de algumas cambalhotas, enormes janelas possibilitarão contemplar a privilegiada visão de 1600 quilômetros do universo e do planeta Terra sob um ponto de vista que somente privilegiados já tiveram. No momento de partir, todos sentarão em seus lugares, a gravidade voltará gradualmente e após passar pelas camadas da atmosfera e sentir o poder da força G, uma cerimônia de celebração será realizada.
Antes de todas as maravilhas que a viagem proporciona, saiba que há um ritual de preparação. Durante os três dias que antecedem a decolagem, além de exames médicos, serão feitas simulações que visam trabalhar tanto com o lado emocional e físico dos passageiros quanto com costume à gravidade e à força G. Os testes serão feitos com o transporte da nave mãe “WhiteKnightTwo” e uma cópia do “SpaceShipTwo” e ainda haverá um treinamento de girar em uma centrífuga a 3 a 4 G’s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário