O jornalismo 2.0 foi o tema escolhido para abrir o Meio a Meios, a III Semana de Jornalismo da UFRJ, nesta segunda, 14. Dialogando sobre o impacto da internet na profissão, os convidados Pedro Markun, do Blog do Pedro Markun, André Dahmer, dos Malvados, Ricardo Cabral e Erick Dau, dos Macacos Digitais, Thiago Camelo, do Overmundo, e Francisco Valdean, do Blog Cotidiano, ressaltaram a importância da interatividade nesse meio.
O site Overmundo é um exemplo da necessidade de tirar usuários comuns de um lugar passivo, tornando-os colaboradores do projeto. Cada um pode mandar sua contribuição divulgando eventos culturais de todo o Brasil, principalmente os que não são noticiados na grande mídia. Pedro Markun ficou conhecido por clonar o Blog do Planalto, abrindo espaço para comentários – o que não existia no original –, demonstrando que a interatividade é peça fundamental na internet e é quase impossível fugir dela.
Pedro Markun declarou a morte do jornalismo convencional e André Dahmer afirmou que o advento da internet deixou a grande mídia desnorteada. Segundo ele, se as grandes empresas de comunicação estivessem atentas quando a internet foi criada, provavelmente teriam barrado seu crescimento. Ambos ressaltaram a democratização que esse meio oferece, fazendo com que a informação circule em todas as direções, colocando jornalistas e outros usuários em pé de igualdade. Um exemplo é a presença de Francisco Valdean, estudante de ciências sociais e blogueiro, na mesa.
Em entrevista ao TJUFRJ, o mediador do debate, Augusto Gazir, declarou que o conceito de web 2.0, apesar de ainda utilizado, já está ficando ultrapassado. Os convidados concordaram ser impossível prever o futuro do jornalismo com tantas mudanças, porém, todos demonstraram entusiasmo com a nova e instável plataforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário