terça-feira, 29 de setembro de 2009

Reuters na ECO

Dan Williams, correspondente da Reuters, esteve na ECO na última 4ª feira (23/09), para falar sobre a cobertura jornalística no Oriente Médio.

O grande interesse e fascínio geral no assunto se devem pela violência que há, tanto que Williams disse: "If it bleeds, it leads." Segundo ele, o conflito entre Israel e Palestina "é o conflito do Oriente Médio." Tanto que há um elevado número de jornalistas estrangeiros na região, em Jerusalém por exemplo, há aproximadamente 500 . Em um território tão pequeno, há voltada uma grande atenção da mídia .

"Peace in the middle east means no war" (paz no Oriente Médio significa não ter guerra). Williams fala que muitas pessoas vão para os países da região somente por turismo, e que há tanta falta de esperança não só por parte delas mas por muitas outras em relação ao fim dos conflitos, que muitos querem a paz somente para não haver guerra.

O jornalista diz também que é informado por sistema SMS, em que inúmeras pessoas escutam rádios clandestinos e militares passando as informações. Segundo Willians, grande parte delas ganha a vida somente fazendo este trabalho, além de que não há tempo para pautas, pois, as notícias correm muito rápido, e brinca que cobrir uma guerra assim "é uma guerra cinco estrelas".

Williams falou também sobre a crise financeira que muitos jornais estão passando, mas que não alcançou as agências de notícias. Não há a necessidade de manter correspondentes na região, se há agências como a Reuters que vendem as matérias.

O correspondente finalizou falando sobre a importância dos futuros jornalistas serem concisos e escreverem com estilo e elegância. Durante 1 hora e meia os alunos puderam definitivamente ter uma idéia de como é o jornalismo em áreas de conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário