Na última quarta-feira, o Meio a Meios recebeu José Esmeraldo, da revista Contigo!, Cláudio Uchoa, da revista Caras, Lele, do blog Te dou um dado e Claudia Croitor, do EGO. A mediadora foi a prof. Ilana Strozemberg. Cada convidado falou rapidamente sobre o tema do dia, jornalismo de celebridades, e, em seguida, começaram as perguntas.
O conceito mais interessante que surgiu foi a importância de se realizar o trabalho com a mesma seriedade que os outros tipos de jornalismo, como o político, por exemplo. Todos os palestrantes ressaltaram que uma boa apuração é essencial para a realização de uma matéria de qualidade, independente da editoria em que o jornalista trabalha.
Outro momento legal do encontro foi quando todos os jornalistas admitiram que este tipo de notícia é realmente superficial, e não tem pretensão de se aprofundar nos assuntos publicados, a intenção é apenas de entreter o público-alvo. Os preconceitos que existem quanto ao jornalismo de celebridades foram abordados diretamente, sem nenhum problema. O clima era de "conversa", leve e descontraído.
No momento mais polêmico, a nossa professora de JMD, Cristina, perguntou se o jornalismo de celebridades poderia realmente ser considerado jornalismo. Houve um claro desconforto com o questionamento, principalmente por parte do Claudio Uchoa (que, aliás, é ex-aluno da ECO). A maioria preferiu se esquivar da resposta, evitando maiores discussões. Tornando, portanto, esta a maior reflexão deixada pelo encontro de hoje: Jornalismo de celebridades é, de fato, jornalismo? O que vocês acham?
Amanhã é o último dia desta edição do Meio a Meios. O tema será o Jornalismo Internacional, a partir das 9 hrs, no Pedro Calmon.Vale a pena conferir.
Rakel Cogliatti
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário