Jogos que podem ser controlados através do movimento são a nova febre dos games da sétima geração. Tudo começou com a Nintendo que lançou seu console Wii em 2006. Os jogos relativamente fáceis agradaram aos "jogadores casuais", como são chamadas pessoas que não dedicam muito tempo diário a um jogo. A plataforma possui um sensor que emite uma luz infravermelha para ser captada pelo Wii-remote (o "controle remoto" branco ao lado). Ele por sua vez envia por bluetooth a sua posição em relação à tela calculada a partir do sinal enviado pelo sensor.
Agora é a vez da Sony, fabricante do PlayStation 3, anunciar o seu controle sem fio. Com o nome de PlayStation Move, o novo joystick foi anunciado oficialmente na Game Developers Conference 2010, feira sobre as novidades do mundo dos games que acontece todo ano em San Francisco. Ele funciona de maneira diferente do Wii remote. A esfera na ponta do controle é visualizada por uma câmera, chamada de PlayStation Eye Camera, que calcula a posição e envia para o console. Ele também comunica os comandos do jogador para o video game via bluetooth.
O Move também pode ser acompanhado do Navigation Controller, para jogos que precisem de botões para direcionar o personagem. Ao contrário do que acontece no Wii, não há nenhum fio conectando o Move ao Navigation Controller. A navegação deste com o console se dá através de bluetooth.
Ao contrário do Nintendo Wii, o PlayStation 3 tem um público mais conhecido como heavy player, com mais de 6 horas diárias dedicadas aos jogos. Por isso, os controles serão usados em situações mais adultas, como jogos de luta, de tiro, entre outros. Vale lembrar também que tanto o Move, o Navigation Controller e a câmera necessária para o funcionamento dos outros dois sao vendidos separadamente do console.

Nenhum comentário:
Postar um comentário