
A partir de 2011, os usuários de transportes públicos do Rio de janeiro ganharão uma nova opção para pagar suas passagens: o relógio RioCard. O equipamento, que começa a ser testado agora nos meios de transporte do Rio de Janeiro, vem com um chip semelhante aos dos telefones celulares e poderá ser recarregado, assim como o vale transporte eletrônico pelo site ou nos posto de atendimento da rede.
A previsão é que funcione em ônibus,, trens, metrôs, barcas, vans e metrôs e que o débito seja feito diretamente como acontece nos cartões eletrônicos que funcionam na rede. Espera-se uma implementação em maiores problemas para que haja sua utilização nos dois grande eventos esportivos que o Brasil e o Rio de Janeiro vão sediar nos próximos anos: A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
A esperança no projeto é grande. O relógio com chip já fora usado com sucesso como meio de pagamento dos ingressos para o jogo final das Liga dos Campeões entre Manchester United e Barcelona. O projeto foi usado nos transportes públicos de Shangai, na China e nos Estados Unidos também é utilizado como cartão de crédito, o que está sendo discutido como possível ponto de implementação no projeto nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário