terça-feira, 6 de julho de 2010

Reconhecimento facial no Facebook

O Facebook anunciou esta semana que seus usuários poderão taggear suas fotos através de reconhecimento facial. A ferramenta já existe há pelo menos um ano no Orkut e vem para preencher uma lacuna da rede social, já que o reconhecimento facial é uma função essencial em álbuns de fotos on-line.

As tags do Facebook vêm na esteira da ampliação de negócios do site. Em abril Mark Zuckeberg comprou uma rede social de fotografias, a startup Divvyshot, e três meses depois anunciou a primeira medida para atrair os usuários do Divvyshot, que tiveram que migrar para o Facebook. Como no site do Google, o reconhecimento de fotos do Facebook apenas reconhece os rostos, mas não a quem pertencem.

Festival de música já utilizou tags no Facebook
O Glastonbury, festival que ocorreu numa fazenda do Vale de Avalon, Inglaterra, em junho tirou uma GigaPan da plateia e montou o GlastoTag, um hot site para que as pessoas pudessem se marcar com seu perfil na rede social. O sistema funciona através do Facebook Connect, onde o usuário autoriza que o site acesse suas informações pessoais e então ele pode marcar a si mesmo ou a seus amigos na foto panorâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário