quarta-feira, 7 de julho de 2010

Aplicativos em Redes Sociais

Conversei através do Gtalk com Cynthia Nunes, freelancer formada em design e especialista em redes sociais. Cynthia realiza consultoria para diversas empresas em projetos para mídias digitais, como aplicativos para Orkut, Twitter e Facebook.

Veja os high-lights do nosso papo:

Lidiane Queiroz: Atualmente, em que mídia os anunciantes estão investindo mais?

Cynthia Nunes: As verbas para TV, mídia impressa, rádio e revistas estão sendo cada vez mais reduzidas. No ano passado os investimentos em publicidade online aumentaram cerca de 40% e desses 40%, quase a metade foi investida em mídias sociais. Ou seja, este é um mercado em expansão - eu que o diga!rs - e parece ser bem promissor.

L. Q. O que leva anunciantes a colocarem sua marca em redes sociais?

C. N. Olha, cada empresa busca coisas diferentes ao traçar um projeto de comunicação via aplicativo de redes sociais. Os mais comuns são o estreitamento da comunicação com os clientes, o desejo de associar a marca a um determinado universo, permitir que os consumidores auxiliem no desenvolvimento dos produtos... Além disso, muitos estudos de núcleos de pesquisa mostram que investir em redes sociais ajuda as empresas a crescer. Segundo um pesquisador da área: "Estar presente nas mídias sociais já não é mais um diferencial de uma empresa, já é quase uma obrigação. Seus clientes estão lá e seus concorrentes também".


L.Q. Por que é tão importante atingir os consumidores de internet?

C. N. Basicamente por causa do poder de alcance das pessoas quando elas estão conectadas. Enquanto uma pessoa atinge cerca de 11 no mundo real, na web essa mesma pessoa pode chegar a atingir 200% mais!

L.Q. Qual é a rede social mais usada no mundo? E pelos brasileiros?

C. N. O Facebook é a rede social mais usada no mundo. Já no Brasil, a "menina dos olhos" é o Orkut.

L.Q. Então essas são as melhores redes sociais para divulgar uma marca?

C. N. Eu diria que além do Facebook e do Orkut, o Twitter é um bom espaço para a criação de aplicativos de marketing.

Cada um tem os seus pontos positivos. O Twitter registra um constante crescimento no número de usuários e, além disso, é uma boa ferramenta para dar notícias sobre a empresa, fazer promoções, anunciar lançamentos... Já o Facebook tem mais de 200 milhões de usuários e sua própria arquitetura facilita a inserção de jogos e aplicaticos, uma vez que os usuários já estão familiarizados. O Orkut, além de ser uma verdadeira febre no Brasil, também tem feito sucesso com os aplicativos lançados e é um ambiente que tem uma cara mais descontraída e despretenciosa que, se explorada com inteligência, pode se tornar o ambiente ideal para o relacionamento empresa-consumidor.


LQ. O que são aplicativos para redes sociais?

Aplicativos são programas simples que tem como objetivo executar tarefas práticas e rápidas e, normalmente, apresentam uma interface amigável. No caso das redes sociais, os aplicativos funcionam como uma extensão do seu produto no site, ou seja: uma funcionalidade que permite que o usuário execute tarefas, jogue etc, imerso no universo da sua empresa.

L.Q. O mercado de aplicativos é movimentado?

C. N. Sim, e essa movimentação vem crescendo cada vez mais. Em 2009, os aplicativos do Facebook movimentaram mais de meio milhão de dólares!


LQ. Você pode dar um dica para pessoas que desejam criar utilizar aplicativos como forma de marketing?

C.N. Claro! Ai vai: crie aplicativos para um público-alvo bem definido; interaja com o consumidor através das redes; produza conteúdo; crie aplicativos que sejam fáceis de usar; permita que o consumidor contribua com a aplicação; permita que ele customize o aplicativo; rankings fazem sucesso; faça um aplicativo "bonito", informativo e divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário