Na entrevista, a artista e pesquisadora Giselle Bieguelman fala sobre novos projetos e a relação das artes e as tecnologias digitais. A entrevista foi concedida em um encontro no Fórum de Ciência e Cultura organizado pelo PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea). O assunto principal da palestra foi a utilização dos QR-Codes, imagens codificadas (como códigos de barras, mas com muito mais capacidade de informação) que podem ser interpretadas por câmeras (de celulares, por exemplo) para revelar informações textuais.
Artista multimídia e curadora, é professora dos programas de pós-graduação em Comunicação e Semiótica e Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC de São Paulo. Diretora Artística do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia desde 2008, foi curadora do Nokia Trends em 2007 e 2008 e é autora de diversos projetos premiados concebidos para Internet e mediados por celulares.
Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em processos de criação com mídias, atuando principalmente nos seguintes temas e áreas: cibercultura, arte digital, internet, mobilidade e design de interface. Desenvolve projetos para web desde 1994 e envolvendo dispositivos de comunicação móvel desde 2001, quando criou Wop Art , elogiado pela imprensa nacional e internacional, incluindo The Guardian (Inglaterra) e Neural (Itália), e arte que envolve o acesso público a painéis eletrônicos via Internet, SMS e MMS, como Leste o Leste?, egoscópio (2002) , resenhado pelo New York Times, Poétrica (2003) e esc for escape (2004).
É editora da seção novo mundo da revista eletrônica Trópico, colaboradora da Leonardo Electronic Almanac e Iowa Web Review e Cybertext.
Coordena, com o Prof. Dr. Marcus Bastos, o Grupo de Pesquisas "net art: perspectivas criativas e críticas", cujo portal pode ser acessado em http://netart.incubadora.fapesp.br/portal. Site: http://www.desvirtual.com/
Vejam também uma reportagem que mostra uma obra de arte que utiliza a tecnologia QR-Code.
Se quiser gerar seu próprio QR-Code, é só acessar o link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário