Segundo o Setor de Convênios e Relações Internacionais (SCRI) da UFRJ, os destinos mais procurados pelos estudantes são França e Espanha. A cidade de Salamanca, localizada na região de Castilla y León, fica a duas horas de Madri e é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca.
A tradicional Universidad de Salamanca é hoje uma das instituições universitárias mais prestigiadas da Europa, atraindo estudantes de toda a Espanha e de todo o globo. São mais de 35 mil alunos matriculados, e o número de estudantes estrangeiros é o mais elevado de toda a Espanha. Foi fundada no ano de 1218 e é a mais antiga universidade da Espanha e, assim como a Sorbone de Paris, uma das mais antigas do mundo.
A Plaza Mayor, edificada entre 1729 e 1755, é o coração dessa cidade pequena e cosmopolita, e reúne os moradores e visitantes ao longo de todo o dia, até mesmo no inverno rigoroso. A chegada da primavera é um acontecimento na cidade, e é quando a Plaza Mayor parece mais cheia do que nunca, pois após os meses de frio, os moradores aproveitam os dias mais quentes para tomar sorvete na praça e passar a tarde tomando sol.
Além do ensino de qualidade, o estudante que vai à Salamanca encontra: muitas opções de festas, que ficam lotadas todos os dias da semana; um custo de vida relativamente barato, quando comparado a outras cidades européias; muitos espaços públicos, como praças e parques; facilidade de viajar e conhecer muitos lugares da Europa. Desse modo, a experiência de intercâmbio na cidade oferece a oportunidade de enriquecer tanto o currículo como a vida pessoal do estudante.

Nenhum comentário:
Postar um comentário