quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sites de compra coletiva

Os sites de compra coletiva, que já existiam nos Estados Unidos, surgiram no Brasil no início desse ano e são hoje uma febre na internet. Oferecem a possibilidade de comprar vouchers para tratamentos de beleza, restaurantes, hotéis, teatros e muitos outros. O negócio funciona da seguinte forma: um site oferece uma oferta de 50% até 90% em determinado produto ou serviço, durante um período de tempo. Após finalizar a compra, o cliente espera a oferta encerrar e, caso seja atingido o número mínimo de compradores, em até 24h o cupom estará disponível na sua conta do site. Segundo Júlio Vasconcellos, criador do pioneiro Peixe Urbano, na maioria das situações o mínimo é batido por muito: “a gente teve uma iogurteria no Rio de Janeiro que o número mínimo era 50, e a gente vendeu 23 mil frozen yogurts em 24 horas, que é o número que eles vendem em três meses”, diz ele em entrevista para o Jornal da Globo.


Os sites de compra coletiva refletem uma tendência da internet, que é a difusão do empreendedorismo na juventude. A maioria dos criadores desses sites, assim como a maioria dos mais de 150 funcionários do Peixe Urbano, tem entre 25 e 30 anos de idade. O Peixe Urbano já tem mais de um milhão de usuários, e utiliza a plataforma de pagamentos do PagSeguro, que garante total segurança e sigilo dos dados transmitidos. Para os consumidores, a maior novidade – além dos descontões, é claro - é ter que lidar com o tempo limitado das ofertas, o que às vezes acaba determinando uma compra por impulso. Outra característica é que as ofertas vão até o consumidor, e com os preços baixos fica difícil resistir à compra de produtos que não se estava precisando ou desejando até então.


As ofertas dos aproximadamente 40 sites de compra coletiva do Brasil podem ser encontradas no site Saveme, que reúne todas elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário