quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Notícias da violência



Estudo do antropólogo Edilson Almeida analisa o papel da mídia na representação da violência no Rio de Janeiro

Segurança pública se tronou pauta obrigatória dos veículos de comunicação, sobretudo quando se trata de Rio de Janeiro. Violência e perigo são palavras que acompanham o nome da cidade onde quer que ele seja mencionado. Mas de que forma a mídia representa a violência urbana? Para responder à essa questão, o antropólogo Edilson Almeida freqüentou durante vários meses a redação de um importante jornal carioca, acompanhando todo o processo construção de pautas, produção das notícias, reuniões entre editores e jornalistas e publicação das matérias.
Muito mais que uma análise do discurso jornalístico, Edilson procura refletir sobre as formas de representação da vida social engendradas pelos meios de comunicação e entender que efeito a noticiário de violência tem sobre a percepção da vida na cidade.
Notícias da violência urbana: um estudo antropológico (Editora da UFF, 256p., R$ 30,00), será lançado hoje, dia 8 de dezembro, às 18h, na Livraria da Travessa (Rua 7 de Setembro 54, Centro, Rio de Janeiro)
Confira no Brasil de Fato mais análises sobre a cobertura midiática dos últimos acontecimentos no Rio: http://www.brasildefato.com.br/node/5198

Nenhum comentário:

Postar um comentário