O Google anunciou na última quinta-feira o fechamento de um acordo com a editora francesa Hachette Livre. Os franceses disponibilizarão ao Google os livros de seu catálogo que estão esgotados, incrementando o arquivo de ebooks da empresa americana.
A Hachette é a maior editora da França e segunda no mundo, e o acordo com o Google deve abarcar cerca de 50 mil livros da editora. A consolidação do negócio abranda um pouco a resistência encontrada pelo Google na França, contrária à digitalização de seu arquivo com o argumento de que tal política seria prejudicial aos autores e livrarias franceses.
Segundo o presidente da Hachette, Arnaud Nourry, o acordo “protege os interesses de todas as partes envolvidas", e “qualquer autor da herança cultural francesa terá a oportunidade de ser digitalizado e ficar disponível on-line”. Entretanto, o número de livros franceses esgotados cujos copyrights ainda estão em vigor gira em torno de um milhão.
Os livros da Hachette digitalizados pela Google serão compartilhados com a Biblioteca Nacional da França e outros órgãos públicos.
Expansão do Google Book Search
Desde 2008 o Google vem avançando na seara dos livros digitais. Há dois anos, a empresa americana fechou um meganegócio em seu país, quando sacramentou um acordo de US$ 125 milhões com a associação dos autores e da editoras americanas, que contestavam o projeto da empresa classificando-o como ilegal. O dinheiro foi usado para pagar autores, editoras e também taxas referentes a essas acusações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário