quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Surfando no sofá

Rede social que visa a troca de hospedagens gratuitas entre viajantes do mundo inteiro atinge mais de dois milhões de membros em 2010

Embora a rede social Couchsurfing não tenha ganhado muitos adeptos no Brasil, na Europa já é muito popular para os viajantes que procuram percorrer o mundo com os menores custos possíveis.

O objetivo desse serviço é fornecer um espaço para que cidadãos do mundo inteiro ofereçam e abram a sua casa para receber viajantes. Além de ser uma ótima alternativa para economizar em uma viagem, propõe com essa espécie de intercâmbio uma troca de cultura e mentalidades. O slogan da rede é "Participação na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez" e em sua página, encontram-se como missões: criar trocas educacionais, fomentar consciência coletiva, espalhar a tolerância e o entendimento cultural.

O esquema em um primeiro momento pode parecer suspeito - talvez seja um dos motivos por não ganhar força no Brasil, onde há muito a cultura de desconfiança- mas a rede é um sucesso em países europeus e está presente em mais de 231 países e territórios.

O Couchsurfing possui recursos para que haja um efetivo controle e pessoas não usem o site para fins negativos. Entre os recursos estão perfis pessoais ou coletivos detalhados, sistema de verificação de identidade por cartão de crédito, sistema de certificação pessoal e sistema de referências pessoais para aumentar a segurança e a confiança entre membros. Existem ainda funções à disposição dos membros como grupos de discussão, reuniões e encontros e salas de conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário