quarta-feira, 24 de novembro de 2010

União para superar a crise


           A revista Newsweek terá que enfrentar um novo desafio: foi anunciada, na semana passada, a fusão entre ela e o site de notícias The Daily Beast. Depois de ficar em pauta durante o mês de agosto por ter sido vendida para o empresário Sidney Harman, de 92 anos, o veículo volta a ser notícia devido a sua estrutura empresarial.
A nova empresa que se chamará The Newsweek Daily Beast Company sendo redatora-chefe a criadora do site, Tina Brown, que terá como principal meta alavancar as duas publicações que seguem dando prejuízo. No último ano, a revista perdeu cerca de 37% do seu faturamento de publicidade, que já tinha demonstrado uma queda de 14% no ano de 2007. Além disso, teve sua circulação reduzida para 1,5 milhão de exemplares, metade do número de 2003. Enquanto isso, o portal não consegue superar a marca dos 2 milhões de usuários por mês.
Uma das primeiras medidas tomadas por Tina já teve que ser revogada. O anúncio do cancelamento do site newsweek.com causou uma grande polêmica já que o portal possui 5 milhões de leitores por mês – mais do que a revista impressa e o Daily Beast juntos. A solução encontrada foi unificar a redação de ambos os veículos, mas a manutenção dos dois sites independentes.
Essa é mais uma prova de como é difícil aliar mídia impressa com mídia eletrônica. Os mais céticos pensam que o leitor fiel do impresso não conseguirá mudar de plataforma para obter notícias. Ao mesmo tempo os mais modernos pensam que o impresso não tem futuro algum. É nesse impasse que se encontra a Newsweek e o Daily Beast. Com a fusão o novo dono pretende trazer o vigor do mundo digital para uma das marcas de maior reputação da velha mídia. Basta saber se eles irão se ajudar, ou afundar juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário