quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Meio a Meios promove debate sobre jornalismo político

O segundo dia do “Meio a Meios: Semana de Jornalismo da UFRJ” proporcionou um polêmico debate sobre jornalismo político. Realizado nesta quinta-feira (17) às 18h:30, no auditório do prédio Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), o evento trouxe renomados nomes do jornalismo brasileiro e suscitou questões importantes.

Com o auditório lotado, a jornalista e professora universitária Cristina Rego Monteiro teve o papel de mediadora. Quanto aos palestrantes convidados, foram eles: Carlos Lungarzo, membro da Anistia Internacional e voluntário do Alto Comissionado das Nações Unidas para os refugiados; Leandro Colón, jornalista investigativo da sucursal do jornal O Estado de S. Paulo em Brasília; Felipe Vaz, coordenador da operação de mídias sociais da campanha de Marina Silva à presidência em 2010; Ricardo Noblat, jornalista e dono de um dos mais acessados blogs do país, o Blog do Noblat, no portal do jornal O Globo; Laurindo Lalo Leal, Ouvidor-Geral da Empresa Brasil de Comunicação e diretor-apresentador do programa VerTV.

O evento durou quase três horas e levantou assuntos importantes, entre eles a redundância do termo “jornalismo político”, o papel das grandes empresas de comunicação, o declínio da qualidade no jornalismo atual, o retrocesso político causado pelo radicalismo das campanhas de Dilma e Serra e a proposta de regulamentação dos meios eletrônicos de comunicação no Brasil. Após as ideias expostas pelos palestrantes, a mediadora Cristina Monteiro abriu para perguntas da platéia.

Na quinta-feira (18), o Meio a Meios promoverá uma palestra sobre jornalismo esportivo com Vitor Sergio Rodrigues, do Esporte Interativo, Sergio Du Bocage, da TV Brasil, e Caio Barbosa, do Extra. O evento acontecerá novamente às 18h:30 no CFCH. É possível obter mais informações sobre a Semana de Jornalismo da UFRJ clicando aqui.

Texto: Fernanda Coelho Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário